Tortinha de arroz integral com ovo
Misture 1 ovo com o restante dos ingrediente. Coloque essa massinha numa forma (eu utilize 2 panelinhas de cerâmica de uns 8cm). Coloque a massa no fundo e nas laterais mas deixe mais afundado no meio para depois colocar o ovo nele (vai ficar um afundado no meio). Coloque para assar até ele ficar meio dourado mas ainda um pouco mole no centro.
Então retire do forno e coloque 1 ovo em cada uma das panelinhas. Jogue sal e pimenta por cima e volte para o forno até esse ovo estar cozido como desejar. Eu gosto dele mais durinho.
Sirva com sua salada preferida. Aqui eu coloquei aida alface e salada de grão de bico com tomate e cenoura.
Gente ficou uma delícia! E super facinho de fazer! E ainda dá pra aproveitar o arroz que sobrou na geladeira.
Uma opção de strogonoff para vegetarianos (bem melhor do que usar glutem e afins) é esse de cogumelos. Fiz e todo mundo amou!
Usei 2 bandeijas de cogumelo paris e 1 de shitake (só higienizar com um pano e picar)
Piquei 2 cebolas grandes em quadradinhos e deixei refogar bastante.
Depois coloquei alho (acho que foram uns 3 bem grandes deu uma colher de sobremesa bem cheia depois de socado)
deixei dorar e coloquei o cogumelo. Deixei dar uma secada e como usei uma panela de ferro enquanto a cebola refogava ela deu uma grudadinha no fundo da panela e pra soltar essa raspinha que da um sabor bem gostoso (não é queimado! rs) coloquei tipo umas 2 colheres de sopa de vinho branco e raspa bem o fundo da panela pra sair essa raspinha. Mas pode ser qualquer coisa acida (tipo suco de laranja ou limão...) mas essa parte é opcional. Depois que o vinho secar coloca os tomates picadinhos em quadradinhos também (acho que usei uns 6 tomates). Deixa secar um pouco para o tomate desmanchar.
Separadamente faça tipo um molho branco (derrete uma colher de margarina ou manteiga e coloca ums 2 colheres de farinha. deixa dar uma dourada e vai colocando o leite aos poucos e misturando) Depois coloque um pouco de queijo parmesão ralado no molho pra dar um sabor. Rale nós moscado a gosto.
MIsture o molho branco nos cogumelos.
Tempere com pimenta do reino moida na hora e sal.
Sirva com arroz e batata palha ou uma batata assa tipo essa que fica uma delícia também. E não esquece da salada! rs
Para um almoço sem carne e super saboroso fiz essa receita no outro dia Tomate Recheado e fiz também o Omelete de um jeito que ficou tão gostoso e fofinho! Agora estou meio viciada nessa "receita"! rs mas tem um truque pra ele ficar perfeito!
Omelete
Se a fome for muita, pode fazer 2 ovos por pessoa. Aqui em casa o povo achou muito. Então numa próxima vez talvez eu faça 1 e meio ou só 1 mesmo para cada um.
Quebre o ovo numa vasilha e tempere com sal e pimenta do reiono moida na hora. Misture com um garfo até incorporar bem a gema com a clara.
Numa frigideira coloquei um pouquinho de manteiga e ligue o fogo(bem baixinho). Quando derreter jogue o ovo. Quando ele der uma coagulada nas laterais, com uma colher de silicone (uso essa para não riscar a frigideira) Vá puxando essa bordinhas para o centro até não ter mais nada liquido para preencher essa puxada. Daí você dobra a omelete no meio e deixa dorar de um lado e depois do outro. Então só servir. Ela fica bem bonita e super saborosa.
Se quiser pode colocar mais temperos. Eu ainda não tentei fazer esse sistema com recheio para saber se da certo. Vou tentar em breve com abobrinha e conto aqui pra vocês!
Tomate recheado com Farofa
As quantidades são: 2 tomates por pessoa. E a farofa tem as quantidades para ter uma noção. Mas no fim é meio na intuição.
Corte a parte de cima do tomate (do olhinho) e tire as sememtes. Deixe ele de cabeça pra baixo para escorrer bem a água. Enquanto isso misture a farora. Ela é uma farofa um pouco mais humida e tem que ser temperadinha para dar gosto para o tomate. Depois é só rechear e colocar numa forma untada e colocar para assar até a farofa ficar douradinha e a casca do tomate rachar. Gente fica uma delícia!
Massa:
Recheio:
Modo de preparo:
Para a massa eu simplesmente coloquei tudo na maquina de fazer pão. Começando pelos liquidos e terminando com o fermento por cima. Mas se não tiver é só misturar tudo, sovar e deixar crescer.
Enquanto a massa cresce faça o recheio. Coloque o leite para ferver. Quando ele estiver borbulhando coloque o vinagre e desligue o fogo. Misture e deixe agir por uns 5 minutos. Depois escorra em um pano. (o leite talha todinho. E sobra só o soro... uma água meio amarelinha que você pode guardar e utilizar para fazer bolos no lugar do leite ou água. Ainda não testei para saber se deixa algum gosto diferente. Quando testar eu conto!) Depois é só misturar todos os ingredientes. Não deixe muito mole o recheio para evitar vasar. Então coloque a maionese aos poucos. E lembre de colocar o sal só no final pois a maionese, a azeitona e o milho já são meio salgados.
Depois abra em pequenos retangulos e coloque o recheio dentro. Enrole e feche bem todas as pontas. Lembre de não colocar muito recheio nas pontas pois onde ele encosta a massa não gruda mais.
Coloque em formas para pães. Eu utilizei 4 formas pois a minha é a menor que tem. Mas se a sua for maior divida a massa em 3 ou 2 vezes apenas.
Se não tiver forma para pão você pode colocar um do lado do outro numa forma retangular. Quando assar eles crescem um pouco e grudam um ao outro mas da certo também.
Deixe crescer até dobrar de volume e coloque para assar até dourar.
Fica uma delícia!! E super lindo!
Hoje a receita é bem gostosa e prática. Da até para deixar a massa pronta por alguns dias na geladeira e só selar na hora de usar.
Hamburguer de Berinjela
Ingredientes:
O modo de fazer é bem simples. Coloque a berinjela, a cebola e o alho para assar até que fique td meio dourado. Coloque então um pouco de água para ajudar a não queimar e a amolecer mais os ingredientes. Depois coloque tudo no processador e acrescente o sal, azeite, temperos e a farinha de rosca até dar o ponto desejado (que é tipo uma massinha de modelar para formar o hamburguer). Depois é só fazer uma bolinha e achatar.
Passe então no ovo batido e depois na farinha de rosca.
Numa frigideira bem quente coloque o hamburguer até dourar dos dois lados. Sirva com um pão bem gostoso. No caso usei esse integral, piquei um tomate e só. Mas você pode colocar mais algum queijo, alface, omelete... o que quiser, pois fica bem gostoso!
Fiz até um que não gosta de berinjela comer e falar que gostou! rs
Achei essa receitinha e adorei... facil de fazer prática, e super saborosa!
Pãozinho de Grão de Bico
O grão de bico pode ser amassado com um garfo ou batido no processador (fica mais fininho no processador) depois misture todos os ingredientes. Só a água que tem que colocar aos poucos para não passar do ponto. A massa fica parecendo massa de pão de queijo. Daí com uma colher eu fui colocando colheradas numa forma e coloquei para assar até que eles ficassem douradinhos.
Retire e como puro e quentinho. E no dia seguinte você pode colocar uma fatia de queijo branco e colocar na sanduicheira. Fica parecendo feito na hora. Uma delícia! E o melhor que é fit né! rs
Essa receita é famosa na minha família. Mas a versão com farinha branca que eu postei aqui. Eu ando tentando tirar ela da alimentação então fiz essa versão com farinha integral. E ficou tão gostoso! Só que a massa não cresceu muito... ficou meio crocantinha. acho que eu coloquei a água muito quente.
Massa do Jacaré
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e sove por alguns minutos. A massa vai ficar elastica e não gruda na mão. Deixe cresver por 30 minutos mais ou menos (ou até dobrar de volume).
Despois é só dividir a massa em 2 e abrir um retangulo. Colocar o recheio no meio e da uma espalhada (sem chegar nas pontas) e enrolar. Deixe crescer novamente e coloque para assar até ficar douradinho. Se quiser pode passar gema por cima que ajuda a ficar ainda mais douradinho. Mas eu não gosto, me atrapalha de ver o ponto da massa rs.
Recheio de Palmito com tomate
Refogue a cebola em um pouco de óleo até ela dourar bem. Eu costumo colocar um pouquinho de água depois que ela começou a dourar pois ajuda a murchar completamente a cebola (eu não gosto que ela fique crocante e apareça). Depois que a água secar você coloca o alho no fundo da panela (abre um buraquinho na cebola) deixa dar uma dourada e mistura.
Depois coloque o tomate pelado picado e o palmito picado em rodelas. Mistura e coloca a maizena ja misturada na água. Deixa ferver e por ultimo acerta o tempero e coloca o requeijão. Se achar que ficou muito mole coloca mais maizena. O recheio muito mole dificulta na hora de fechar a massa, porém fica muito mais saboroso na hora de comer! rs
Eu esqueci de colocar azeitona mas combina muito bem. E se quiser colocar ovo cozido e picadinho também fica bem gostoso. E se preferir fazer algum outro recheio ou acrescentar queijos... certeza que ficará uma delícia!
Hoje a receita foi uma amiga que passou. E gente...fica uma delícia!
Fazia tempo que eu procurava uma receita de pão apenas com farinha integral (pois a maioria é só um pouquinho!) e essa fica macia e saborosa na medida certa!
Pão Integral
Modo de preparo
Eu fiz a massa na máquina de fazer pão. Mas... você pode fazer na mão mesmo. Tem que misturar todos os ingredientes e sovar por uns 15 minutos. A única coisa que a receita é bem mole então talvez grude muito na mão. E tem que ficar mole para o pão ficar macio mesmo. Talvez tenha que misturar com uma colher de pau. E deixar crescer até dobrar de tamanho. Depois faz o formato que deseja e deixa crescer de novo. E depois coloca para assar em fogo médio.
Se for fazer na máquina de pão é só colocar no modo de massa. Deixa o tempo que a máquina pede e depois só dar o formato e deixar crescer novamente e colocar para assar. Só cuidado pois ele é um pão bem escurinho por natureza. Se não tomar cuidado pode assar de mais ou de menos rs.
Hoje a receita é de um suco que pra mim foi uma grande surpresa.
Eu amo chá de Erva Cidreira mas suco eu nunca tinha tomado. E outro dia fui no chá de bebê de uma amiga e um dos sucos era esse. Experimentei e simplesmente me apaixonei! E a receita é super facil:
Bate a Erva Cidreira no liquidificador com a água. Fica um "mato" bem pesado então bata aos poucos. Depois é só coar tudo. Espreme os limões (pra essa receita nem pensar em bater eles inteiros pq se não amarga e fica ruim) e coloque o açúcar. Bata no liquidificador para ficar bem misturado e depois só server com bastante gelo (pois quanto mais gelado mais gostoso!).
Receita simples mas super gostosa!
Ingredientes:
Ingredientes:
Coloquei a quinua e a aveia para cozinhar, até elas ficarem levemente macias.
Para o recheio/cobertura pique as bananas em rodelas em uma panela e coloque as colheres de mel por cima. Se achar que ficou pouco doce coloque mais ou menos de acordo com o seu gosto. Deixe ferver e dar uma desmanchada na banana. Enquanto isso vá terminando a massa da panqueca. Se quiser você pode acrescentar canela nesse doce que fica muito bom.
Para a massa misture todos os outros ingredientes restantes (menos o fermento, a banana e o mel). Depois quando a quinua estava cozida misturei junto e quando a mistura deu uma esfriada coloquei o fermento… e ele cresceu. Ficou parecendo massa de bolo. Daí esquentei a frigideira, e coloquei uma concha grandona … e só fazer a panqueca igual sempre. A massa fica bem amarelinha, linda! E super gostosinha!
Na hora de servir coloque o dece ainda quente e rale um queijinho por cima. Ele vai derreter e ficar uma delícia!
Lembrando que essa amssa combina com recheios salgados também e outros doces. Só usar a imaginação.
Sou uma pessoa que AMA canela! Todos os doces ficam uma delícia com um pouquinho de canela e por isso esse bolo é muito bom!
Ingredientes
Recheio
Modo de preparo
A receita é bem facil de fazer… Para a massa é só misturar todos os ingrediente. Não precisa bater ovo separado nem nada. Só deixar tudo homogenio e colocar numa forma untada e reservar.
Para o recheio também, mistura todos os ingredientes e vai colocando colheradas pelo bolo. depoi com a ponta de uma faca de uma misturada… formando o desenho igual o da foto.
Então asse em forno preaquecido a 180°C por 28-32 minutos (ou até que o bolo esteja douradinho e cheirando a casa inteira!).
Espero que tenham gostado….
Beijinhos!
Thá